ISSN 2675-7575

ISNI 0000000491301369

RINGGOLD ID 575397

Artigos
Publicado: 2021-06-17

DISLEXIA UM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR NA ATUALIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL UFMS
##plugins.generic.jatsParser.article.authorBio##
×

ANDRÉ LUIZ ALVARENGA DE SOUZA

DRº h.c. Ciências da Educação pela UNIVERSITY FLORIDA USA- Doctor Honoris Causa in Education Sciences by UniversityFlorida USA. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS com a tese doutoral O Acesso e Permanência do Estudante com o Transtorno do Espectro Autista nas Universidades Públicas Federais do Centro Oeste, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS, Graduado em Administração, Serviço Social, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Licenciado em Pedagogia, Licenciado em História, MBA em Gestão de Pessoas, Pós Graduado em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais, Pós Graduado em Transtorno do Espectro Autista e Transtornos Globais do Desenvolvimento, Pós Graduado Psicopedagogia Clinica e Institucional, Pós Graduado em Neurociência. Atuo em cursos de Graduação Presencias na Educação a Distância, Pós Graduações, Cursos de Qualificação Profissional, Políticas em Educação para Pessoas com Deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Direito das Pessoas com Deficiência e Direito dos Autistas, formação docente, tecnologias assistivas e novos métodos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos, Políticas Públicas de Inclusão, Gestão Estratégica Empresarial, Planejamento e Desenvolvimento Organizacional, Educação e Trabalho, Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Projetos Sociais, Economia Solidária. Fui palestrante no Brasil juntamente com a Drª PhD Temple Grandim em Setembro de 2019 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? UFMS, com o tema Educação para todos os tipos de mentes Autistas. ISNI: 0000 0004 9130 6581 

Dislexia Dificuldade de Aprendizagem Leitura e Escrita

Resumo

Este artigo visa descrever sobre as dificuldades de aprendizagem na infância frente aos alunos disléxicos. O objetivo geral foi de averiguar quais as concepções de dificuldades de aprendizagem produzidas pelos campos dos saberes psicológico e psicopedagógico nos primeiros anos no ensino fundamental. Apresentando os fatores que as ocasionam, o ambiente que mais caracteriza uma dificuldade de aprendizagem e, por fim, examinando as dificuldades de aprendizagem existentes. É essencial nas instituições escolares a presença de profissionais capacitados para identificar possíveis obstáculos no desenvolvimento infantil, habilitados para auxiliar na minimização das problemáticas encontradas. Neste sentido, este estudo buscou relatar as dificuldades de aprendizagem na infância, descrevendo as principais desordens que ocorridas na fase escolar e os meios de intervenção realizados para minimizar os danos causados pelas mesmas. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Para a base bibliográfica fundamento a pesquisa em publicações recentes e com conteúdo pertinentes a distúrbios de dislexia. As pesquisas tem revelado que 20% de todas as crianças sofrem de dislexia, o que as leva a ter uma grande dificuldade ao aprender a ler, escrever e soletrar. As causas da dislexia são neurobiológicas e genéticas, visto que diferentemente de outras pessoas que não sofrem de dislexia, disléxicos processam informações em uma área diferente de seu cérebro. Os resultados correspondem, a saber, que a dislexia resulta de falhas nas conexões cerebrais, ocasionando distúrbio de aprendizagem com graves consequência na leitura, fala, grafia, e no campo comportamental social. Concluiu-se que a pesquisa oferece conhecimento às dificuldades de aprendizagem na infância que o aluno deslexo enfrenta para que professores entendam mais sobre a dislexia e como trabalhar com alunos disléxicos. Haja visto que, o aluno disléxico, embora tenha dificuldades, possui intelectualidade, bastando que o professor saiba trabalhar com este aluno para desenvolver suas habilidades.

Como Citar

ALVARENGA DE SOUZA, A. L. (2021). DISLEXIA UM TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR NA ATUALIDADE. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR BRILLIANT, 8(04). https://doi.org/10.48183/rcmbm.v8i04.53